1º CURSO DE PERMACULTURA (PDC) DO TOCANTINS




O 1º PDC (Permaculture Design Course) realizado na cidade de Palmas-TO, trata-se do primeiro curso do gênero focado nas questões indígenas no Brasil. Dará início às atividades planejadas para o Encontro de Guardiões da Mãe Terra, que irá ocorrer durante todo o mês de Outubro, na mesma localidade. Esse encontro vai integrar um coletivo composto de entidades que trabalham na terra, com as ferramentas: educação ambiental, agroecologia, ecologia, permacultura, bio-construção, economia solidária, saúde integral, entre outras. Que surge a partir da necessidade de mobilizar ações permaculturais que solucionem as problemáticas em territórios indígenas e não indígenas.

A carga horária para realização do curso, com a certificação internacional, é de 72h. E vai ocorrer entre os dias 15 e 22 de Outubro de 2015. Aproveitando o mês de outubro, que vai ser rico em atividades de contexto semelhante e contará com a presença de diversas etnias indígenas do mundo inteiro, durante a realização do I Jogos Mundiais Indígenas, que vai ser realizado no mesmo município, em data próxima (23.10.2015 à 01.11.2015 - mais informações: ). 

O curso tem sua metodologia referenciada em demais cursos internacionais já realizados pelas entidades co-organizadoras. Informamos que existe um grupo que vem ao longo deste ano se reunindo para discutir, organizar e buscar apoio para a realização da Aldeia da Paz (outro evento que vai ocorrer no mesmo espaço, com contexto semelhante e em período posterior, mais informações na página: ***.com.br), que vai ocorrer antes e durante os Jogos Mundiais Indígena. Esse grupo foi iniciado no 3º PDC+23, realizado no início do ano, em Alpestre-RS, e tomou corpo durante o Encontro Nacional de Comunidades Alternativas - ENCA, em Julho de 2015.

Denominado Guardiões da Mãe Terra, o coletivo é formado pelas seguintes entidades: ECOTerra Na defesa da vida, IBC - Instituto Biorregional do Cerrado, Estação Marcos Ninguém Permacultura, Vela Tropa Consciência Planetária, IPC, CASA Brasil, Rede Pouso Alto Agroecologia (), Rede Permacultura Social Brasileira, Rede de Permacultura Permanecer () e Pacto Mundial Consciente Oficial.

Demais informações (como custos de inscrição, chamada para grupo de sementes - voluntários, etc) serão publicadas aqui no evento, além de atualizações sobre a situação do evento e esclarecimentos de dúvidas.
Contatos em Palmas: Fernando Beija Flor ou Victor Hugo Limeira.


Postar um comentário

0 Comentários