INDÍGENAS

Ilha do Bananal terra ancestral dos povos indígenas.

A ECOTERRA, surgiu em decorrências dos abusos socioambeintal promovidos pela invasão de não indígenas criadores de gado na maior Ilha fluvial do mundo, Parque Indígena e Parque Nacional do Araguaia. Diante desse senário estudantes e professores do primeiro curso de Engenharia Ambiental do Brasil, ligada na época a Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS, se juntaram para criar uma organização que posse defender esse patrimônio ambiental e humano.

 

TROCA DE SABERES

Desta forma a ECOTERRA foi criada no ano de 1995 e vem desde de então, trabalhos com a temática indígena 🏹com diferentes etnias territorializadas no Tocantins. É importante destacar que a presença indígena sempre compôs a diretoria e conselho da entidade, teve inclusive como presidente e vice-presidente da entidade, indígenas da etnia Karajá, além de comporem outros cargos. O que fortalece o perfil orgânico da entidade que busca realizar seus trabalhos de forma horizontalizada, com inclusão étnica e de gênero, na formação da equipe gestora, que garante que as trocas de saberes aconteçam também nesse espaço decisório da instituição.

 

TRADIÇÕES DOS POVOS INDÍGENAS

Inspirados pela tradições dos povos indígenas, damos valor as experiências das pessoas mais antigas e atuantes da entidade. São conselheiros que contribuem na forma de novos sócios, sem perder a essência da entidade e ao mesmo tempo renovando sua forma de agir, a exemplo da nossa atuação marcada nas redes sociais, ampliando o acesso aos conteúdos por nós produzidos. Nesse movimento as trocas de saberes entre gerações, gêneros e etnias, acontece e se consolida nas ações e projeto da entidade. 

A ECOTERRA, participou de muitos eventos voltados para temática indígenas. Foram: Seminários, Fóruns, Conferências, Marcha, Jogos indígenas, vivência, palestras, oficinas, exposições, as quais destacamos a seguir.


Postar um comentário

0 Comentários