Organizado Por Nós

SARAUZINHO CAJUI E MUITAS ARTE


Sarauzinho Cajuí é um evento que ocorre na sede da ECOTERRA, casa Sol, que visa promover por meio da arte e cultura, ações e vivências na busca do bem viver. Sensibilizando pessoas, por meio da Poesia, Música, Artes🎨 Visuais (desenho, pintura, fotografia🖼 e Cinema), dança e outras formas de manifestações artísticas, num só espaço, num só momento, na interação de diferentes expressões culturais harmonizadas com meio ambiente.

 

CAJU NOSSO CAJUÍ

Esse evento teve início em 2015 na cidade de Palmas-TO e recebeu esse nome pois inicialmente foi pensado para ser um evento pequeno que ocorreria uma vez no mês, tendo como teto uma árvore nativa do cerrado, símbolo da associação; o Pé 🌳de Cajuí, presente na sede da mesma. O evento 🥳ganhou uma proporção maior, superando as expectativas, passando a ser na época um dos melhores espaços alternativos da cidade, na perspectiva ecológica e de manifestação da cultura popular brasileira.

 

PÚBLICO DIVERSIFICADO

Esse evento reunia um público👪 diversificado, de estudantes e professores universitários📚, profissionais liberais e ativistas das áreas da cultura, meio ambiente e educação. 





































CICLISMO AMBIENTAL -  JUNHO DE 2015

Com intuito de ocupar as vias públicas com o meio de transporte mais sustentavel (ecologica, economica e financeiramente) o ciclismo ambiental aconteceu terça-feira (16), saído da Praça dos Girassóis em direção à Casa do Sol (sede da ECOTERRA, na 210 Sul). O ciclismo ambiental é uma atividade da programação do Mês do Meio Ambiente ECOTERRA em parceria com o Movimento Mais Amor Menos Motor.



CINE AMBIENTAL

🎬Cine SocioAmbiental - é uma ação que busca através da sétima arte, cinema, disponibilizar filmes e documentários temáticos visando oportunizar acesso a bons conteúdos, carregado de informações e sensibilidade artística, que possa favorecer reflexões saudáveis a cerca da temática SocioAmbiental

  • CINE CASA SOL E CINE FUSCA

Na casa Sol, sede da entidade, abríamos para exibição de filmes com acesso gratuito ao público em geral. Para ampliar e dar movimento a esse trabalho, uma outra ação tinha como objetivo levar a sétima arte para mais longe, através do projeto Cine Fusca: um ponto de Cultura em Movimento, onde as comunidade carentes teriam acesso a cultura do áudio visual.

RELFEXÕES E DEBATE APÓS EXIBIÇÃO

Esse projeto ocorria na periferia de Palmas, onde após a exibição, fazíamos debates tratando do conteúdo do vídeo e sua relação com realidade da comunidade visitada.


  • PRIMEIRO CURSO DE PERMACLTURA DO TOCANTINS

A ECOTERRA realizou o primeiro Curso de Permacultura do estado do Tocantins e o primeiro do Brasil voltado para as questões indígenas.

1º PDC (Permaculture Design Course) foi realizado na cidade de Palmas-TO, em 2015. Trata-se do primeiro curso do gênero focado nas questões indígenas no Brasil.

 

  • GUARDIÕES DA MÃE TERRA

O Encontro de Guardiões da Mãe Terra,  ocorreu durante todo o mês de Outubro. Esse encontro integrou um coletivo composto de entidades que trabalham com educação ambiental, agroecologia, ecologia, permacultura, bio-construção, economia solidária, saúde integral, entre outras surgindo a partir da necessidade de mobilizar ações permaculturais que solucionem as problemáticas em territórios indígenas e não indígenas.





 

  • JOGOS MUNDIAS INDÍGENAS

A carga horária para realização do curso, com a certificação internacional, foi de 72h ocorreu em Outubro de 2015 no mesmo mês em que ocorreu o I Jogos Mundiais Indígenas, com a presença de diversas etnias indígenas do mundo inteiro. Em paralelo organizamos o primeiro PDC Indigenista do país.

 

A ECOTERRA, organizou o movimento dentro de uma rede denominado Guardiões da Mãe Terra, composta pelas seguintes entidades: ECOTerra Na defesa da vida, IBC - Instituto Biorregional do CerradoEstação Marcos Ninguém, Vela Tropa Consciência Planetária, IPCCASA Brasil, Rede Pouso Alto Agroecologia, Rede Permacultura Social Brasileira, Rede de Permacultura Permanecer e Pacto Mundial Consciente Oficial.

  • SEMINÁRIO DIA DA AMAZÔNIA E MARCO TEMPORAL EM TERRAS INDÍGENAS
O Seminário "Dia da Amazônia e Marco Temporal das Terras Indígenas" foi mais um evento realizado pela Ecoterra em parceria com o NEABI (Núcleo de estudos Afrobrasileiro e Indígena) do IFTO. Ocorreu no dia 05 de Setembro de 2023, às 14h no auditório do IFTO Campus Palmas. Tivemos uma Mesa-redonda com o tema "O Marco Temporal e a preservação da Amazônia" mediada pelo indigenista, geógrafo e fotógrafo Fernando Amazônia, presidente da Ecoterra e contou com a participação de professores do IFTO e UFT,  indigenistas e outros membros da ONG. Além do debate, houve também a exposição de fotos "Crianças Indígenas" de Fernando Amazônia e exibição de vídeos sobre o tema.

liifliilllh

oavnH3$3' 
-ızıııııııııııııııııııîiîfifi ¯¯ 
O USNI 
swvvıvd 
sndAYD 
t;a03t'111tA13 Eünıırı 
r.n u.aıueu_ı anb


CAA 
PAL 
INST 
FED 
$poqa 'fro

\llllllllllhudlllllllilllfillilii

ano 
ndlNVD

SEMINÁRIO: 
DIA DA AMAZÓNIA E 
MARCO TEMPORAL EM 
TERRAS INDiCENAS 
«v;Mesa-Redonda: "0 Marco Temporal e a 
preservação da Amazônia" 
ABERTURA: proe ora Ana Karolina Araújo (IFT0/Neabi/Ecoterra) e 
Pror Me. José Mendes (IFT0/Neabi/Ecoterra) 
PARTICIPAÇÕES: 
proF0 Me. pedro Ribeiro (Biologia/1FTO) 
proP ora Andreia cantuária (GeograFia/1FT0) 
ProF• Dr• Wildes Andrade (sociologia/1FT0) 
prop oro Thiago Bandeira (Engenharia Ambiental/UFT) 
Fernando schiavini (Indigenista/Ecoterra) 
Mediação: Fernando Amazonia (ProF. Geografia/ ONG Ecoterra) 
Exposição Fotográfica "Crianças Indígenas" - 
Fernando Amazônia 
de vídeos sobre Povos originários e a 
proteção da Amazônia 
de coleta de assinaturas para o Projeto de Lei 
de Iniciativa Popular Amazônia de Pé



Postar um comentário

0 Comentários