RECICLARTE

OBJETIVO GERAL

Sensibilizar alunos e professores para trabalhar a questão ambiental e artística, por meio da transformação de resíduos sólidos em arte, dentro das diferentes linguagens das artes visuais.

JUSTIFICATIVA

A intenção nesse projeto é trabalhar com diversas linguagens das artes visuais, Modelagem, Pintura, Escultura, Fotografia e outras, como Mosaico, Cestaria, conforme a relação demanda, habilitação e interesse de cada profissional das artes que participará do projeto ou pelo desejo dos alunos. Porém, tendo como matéria prima, resíduos sólidos, reciclado, reutilizado ou reaproveitado para transformação dos mesmos em Arte. 

A questão ambiental deve ser trabalhada na educação escolar de uma forma transversal, transcendendo as aulas teóricas, com destaque essencialmente prático para que seja algo que os educandos possam levar para sua vida cotidiana, a fim de motivar uma postura proativa em direção de um futuro melhor para o planeta e seus habitantes. A busca de alternativas se faz cada vez mais necessária e a arte se apresenta como uma forma de contribuir não somente com reflexões sobre os impactos sociais e ambientais da relação humana com a terra, mas como instrumento efetivo na busca e solução para redução dos impactos socioambientais. 

Nesse contexto a arte também devem estar presente na escola de forma transversal, já que ela está ligada ao nosso sentir, a todos os elementos que conseguimos captar de forma sensorial, favorecendo que o indivíduo entre em um universo mais sutil e aos tempo contemporâneo principalmente quando outras formas de manifestações artísticas passam a atuar juntas de maneira sinérgica, em que as regras existem e coexistem dentro de uma dialética que permite uma diversificação de possibilidades, reveladas nas novas intervenções e exposições coletivas, das quais minimamente pretendemos realizar, dentro do contexto escolar.

A experiência da Associação dos Artistas Visuais do Tocantins - AVISTO, em parceira com Associação de Preservação Ambiental ECOTERRA, vem demonstrando que a aproximação da arte e o meio ambiente dão resultados significativos para ambos, do ponto de vista da sustentabilidade e do ponto de vista educacional, principalmente quando damos destaque aos resíduos sólidos, como elemento presente no cotidiano do cidadão, e que infelizmente vem aumentando dentro de um consumismo cada vez, mas voraz, ligado a um modelo de produção que induz e cobra o aumento dos resíduos. A arte por meio de um trabalho auto reflexivo, favorecido por oficinas direcionadas, oportuniza questionamentos sobre nosso modelo econômico e os impactos resultantes deste, porém, passa a ter uma maior sensibilização quando os alunos forem desafiados a contribuir nas soluções dos problemas ambientais, em especial dos resíduos sólido, tendo a arte como uma arma principal no combate a degradação ambiental, é por este motivo que o nome do projeto proposto é ReciclArte.

1.  Ajustes do projeto com base na realidade da escola;

2.  Oficinas na Escola – Meio Ambiente

- Contexto do projeto: Arte e Reciclagem

- Questões Ambientais importantes

- Reciclagem

3.  Oficinas na Escola – Arte (em quatro turmas)

- Introdução - Vida e obra do artista;

- Contexto da aula – Noções teóricas

- Pratica: Matérias e Técnicas

- Pratica: Arte do fazer

4.  Exposição Coletiva na Unidade Educacional (Montagem)

Obs. Serão quatro oficinas realizadas por artistas diferentes, sendo uma por vez, durante um mês cada, com duas aulas semanais, totalizando oito aulas mensais.

5.  Elaboração e impressão de Banner e Folder

6.  Exposição Coletiva na escola

7.  Exposição Coletiva fora da Escola


PROJETO RECICLARTE NA ESCOLA MUNICIPAL- NOVEMBRO DE 2014

 


Reciclarte - Curso de Origami e papel machê - AVISTO e ECOTERRA - Mais Cultura na Escola - 2014



Semana Estadual e Conferência Regional de Meio Ambiente. ReciclArte - ECOTERRA e apoio da SEMED - 2013

Postar um comentário

0 Comentários