PROJETO ENRAIZANDO


 Este projeto foi elaborado pela ECO🌎, inspirado no Encontro de Troca de Saberes da Caatinga, nas ações da Ecoterra voltadas para comunidade tradicionais e nas atividades do Movimento Pela Vida, ligadas aos conhecimentos populares.  O mesmo, foi contemplado pelo Prêmio Aldir Blanc, por meio de edital do Governo do Estado do Tocantins, com apoio do Governo Federal - Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura.

APRESENTAÇÕES VIRTUAIS

Desta forma, damos início a primeira apresentação no formato virtual do projeto ENRAIZANDO, que visa empoderar, divulgar e dar valor para os detentores dos conhecimentos tradicionais voltados para medicina popular. Esses conhecimentos vêm sendo transmitidos ao logo das gerações, num processo histórico de experimentações que leva em conta a observação da natureza e a intuição de cada mestre de saber popular, somados com as trocas coletivas bioregionais de utilização dos vegetais para tratamento dos males e doenças. Portanto, foi-se construindo uma escola de saber popular, onde a sala de aula, se manifestava no cotidiano das pessoas, antes, durante processo de colonização, até a presente data. 

São conhecimentos que envolvem um saber pesquisado pela ciência, que por sua vez transformou parte desse conhecimento, em científico, materializado em muitos remédios vendidos na farmácia. Um saber que sobrevive ao logo dos tempos e que vem sendo valorizado e aceito inclusive no SUS (Sistema Único de Saúde) como apoio aos tratamentos de saúde oficial.




RAIZEIRA - DAMAZINHA

Vamos conhecer a história de dona Damazinha, uma senhora oriunda do estado do Ceará, que veio para Palmas no início da construção da cidade, quando passou a trabalhar com a produção e vendas nas feiras de produtos naturais, como garrafadas, raízes, cascas, óleos e outros produtos. Nessa Live, ela vai contatar um pouquinho de sua história e nos presentear com dicas de uso de plantas do cerrado para males comuns no nosso cotidiano



 


    





Postar um comentário

0 Comentários